Lombalgia e qualidade de vida: estudo da produção científica
Zavarize SF, Wechsler SM

Estudos epidemiológicos demonstram que 50 a 90% dos indivíduos apresentam lombalgia em algum momento da vida. A qualidade de vida é a percepção individual do bem-estar físico, mental, emocional e social, sendo influenciada pelo aparecimento de diversas condições de saúde. Essa pesquisa verifica como se encontra a produção científicabrasileira sobre lombalgia associada à qualidadede vida.

Saiba Mais

Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos
Seidl EMF; Zannon CMLC.

O conceito qualidadede vida é um termo utilizado em duas vertentes: (1) na linguagem cotidiana, por pessoas da população em geral, jornalistas, políticos, profissionais de diversas áreas e gestores ligados às políticas públicas; (2) no contexto da pesquisa científica, em diferentes campos do saber, como Economia Sociologia, Educação, Medicina, Enfermagem, Psicologia e demais especialidades da Saúde.

Saiba Mais

Dor Crônica: uma ameaça à qualidade de vida da pessoa idosa?
Sofia Dias

A dor é uma desordem séria e vem seconstituindo um fenômeno que atinge um vasto número de pessoas. Foi realizado um estudo sobre dor e seu impacto na vida dos doentes, as implicações psicológicas em suas atividades assim como na qualidade de vida (atitudes e comportamento), baseadas na percepção da saúde.

Saiba Mais