Síndrome Dolorosa Miofascial
Lin Tchia Yeng, Helena Hideko Seguchi Kaziyama, Manoel Jacobsen Teixeira.

A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é condição comum. Pode ser primária ou resultante de anormalidades orgânicas ou funcionais músculo-esqueléticas, neurogênicas, viscerais e ou psicológicas. É caracterizada pela ocorrência de dor muscular localizada ou referida, pontos gatilhos, bandas de tensão, redução da dor digito pressão e reação muscular contrátil localizada.

Saiba Mais

Fisiopatologia da dor músculo – esquelética
Manoel Jacobsen Teixeira, Lin Tchia Yeng, Helena Hideko Seguchi Kaziyama, Carolina Anunciação Ramos.

Dor decorrente das afecções músculo esqueléticas é muito freqüente em todas as faixas etárias. Músculos, fáscias musculares, articulações, ligamentos, tendões, periósteo, bursas sinoviais e enteses são ricamente inervados, o que justifica a ocorrência de dor quando sofrem lesões traumáticas, inflamatórias, isquêmicas, tumorais e ou sobrecargas funcionais.

Mecanismos centrais e periféricos estão envolvidos na gênese e manutenção dos mecanismos dolorosos. Entre as várias condições clínicas a síndrome dolorosa miofascial é uma das mais relevantes. Várias teorias foram propostas para justificá-la, todas enfatizando o papel dos estressores físicos e ou emocionais na geração da condição. O conhecimento da fisiopatologia da dor músculo esquelética é importante para o diagnóstico e terapêutica dessas afecções.

Saiba Mais